sexta-feira, 14 de junho de 2013

São João 2013 de Jequié começa nesta sexta-feira, 14, com coral e muito forró

Como acontece há 8 anos, o São João de Jequié começa oficialmente no dia 14 de junho, logo após os festejos de Santos Antônio. Neste ano de 2013, a festa será aberta pela prefeita Tânia Britto às 19, acompanhada por outros integrantes do governo, na Praça Ruy Barbosa, no espaço agora denominado Vila São João.
Em relação às atrações culturais da abertura da festa junina da Cidade Sol, a programação apresenta a performance do grupo teatral Candeeiro Encantado, a apresentação do Coral Municipal e três apresentações musicais no estilo forró pé de serra: Xote Bom, Xote Colado e Trio Zabumbaia (de Manoel Vitorino)
Festança na Vila até o dia 23
No dia seguinte, 15 (sábado), sempre a partir das 19h, as atividade prosseguem na Vila São João, com folguedos, quadrilha junina e mais três apresentações musicais, como a Cosme Alegria do Forró, já a 1 hora da madrugada (domingo).
Até o dia 23 de junho, haverá sempre apresentações do grupo Candeeiro Encantado, na abertura das atividades da noite, e também folguedos, como quebra-pote, pau de sebo, e no mínimo três grupos de forró para animar os foliões na festa junina da praça Ruy Barbosa, que pela força da tradição da cidade, se mantém com as características culturais semelhantes aos dos anos anteriores, apesar da mudança de nome e diferente decoração.
Por enquanto, não se sabe se haverá um tema para o festejo e se alguma personalidade do mundo do forró será homenageada neste período em Jequié, como já ocorreu com Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, uma forma de reforçar os símbolos musicais e identidade cultural com evento junino a partir de suas raizes.
Praça do Forró amplia a festa
A ampliação da festança junina de Jequié começa no dia 21, com a Praça do Forró, até 23 de junho, com as atrações de nome nacional, como Aviões do Forró, Daniela Mercury e Edgar Mão Branca, no palco principal instalado na Praça da Bandeira.
Festas de camisa
Além da programação aberta ao pública, organizada pela Prefeitura através do setor de cultura e eventos, há também no município as famosas festas de camisa, como o Forro da Margarida (22 e 24/6), Forró Namoral (23/6) e o Forró Amigos do Dan (29/6), nos quais o público pode ver e dançar ao som de Ivete Sangalo e Flávio José (Margarida), Mastruz com leite e Estakazero (Namoral) e Targino Gondim e Trio Nordestino (Dan).


Nenhum comentário:

Postar um comentário