terça-feira, 22 de outubro de 2013

FELIZ ANIVERSARIO JEQUIÉ!

O SINDIPAN parabeniza Jequié pelos seus 116 anos de emancipação política. Parabenizamos, sobretudo, a classe trabalhadora que, mesmo sobre as mais adversas condições,  contribui, diariamente, para o progresso econômico e social do município. Louvamos o espirito hospitaleiro de nossa gente, a aura criativa de artistas como Waly Salomão que levou o nome de nossa cidade para o mundo inteiro. A sabedoria de Emerson Pinto de Araujo que soube sintetizar a nossa história para toda eternidade. Congratulamos todos os feirantes, médicos, advogados, servidores públicos, comerciantes, estudantes, profissionais liberais, absolutamente todos, todos aqueles que amam essa terra de clima quente, circundada por imponentes montanhas e perpassada pelas já não tão claras águas do nosso sagrado Rio de Contas. Nós, do SINDIPAN, continuaremos prestando nossas contribuições para que Jequié possa superar as dificuldades que são inerentes a uma cidade em pleno processo de desenvolvimento. Felicitamos a cidade sol pelos seus 116 anos de história política. 

Dilma pede desculpas a médico cubano hostilizado no Ceará

Hostilizado em uma manifestação em Fortaleza contra o Mais Médicos, o médico cubano Juan Melquiades Delgado recebeu um pedido de desculpas, nesta terça-feira 22, da presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia para sancionar a lei que instituiu o programa.
“Quero cumprimentar o Juan não apenas pelo fato de ele ter sofrido um imenso constrangimento quando chegou, e por isso, do ponto de vista pessoal e do governo, peço nossas desculpas a ele.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também fez deferência ao médico cubano. “O corredor polonês da xenofobia que te recebeu em Fortaleza não representa o espírito nem do povo brasileiro, nem da maioria dos médicos que trabalham pelo SUS.”
Vaiado por colegas brasileiros, Juan Delgado se transformou uma espécie de símbolo do preconceito contra os profissionais estrangeiros do programa. No Brasil, ele foi escalado para trabalhar no Polo Base de Saúde Indígena do município de Zé Doca, no norte do Maranhão, onde vai atender índios das etnias Ka’apor, Awá-Guajá e Tenetehara-Guajajara. Ao chegar à cidade, conforme revelou CartaCapital no início de outubro, ele testemunhou a ocupação do local por lideranças indígenas a pedir a demissão da equipe responsável pelo local. A reportagem testemunhou a chegada de Delgado em meio à tensão. Osíndios reclamavam do mau atendimento, da falta de alimentos aos doentes e acusavam uma enfermeira de sequestrar cartões do Bolsa Família de índios para uso pessoal.  
Atendimento. Segundo a presidenta, 13 mil profissionais vão atuar pelo programa e cobrir uma população de 46 milhões de brasileiros até abril de 2014. Dilma agradeceu aos médicos formados no país e aos que vieram de outros países, “ajudando, apoiando e demonstrando imenso carinho”.
“Talvez essa participação de vocês seja a mais perfeita, a mais completa, não só forma de integração da América Latina e outros países, mas também atestado de cidadania brasileira. Muito obrigada”, afirmou.
A aprovação do Mais Médicos pelo Congresso, segundo a presidenta, foi o reconhecimento da importância do SUS. “Mais médicos nos postos de saúde e na atenção básica vai significar sempre menos doença, e é essa a equação básica fundamental. O Mais Médicos veio efetivamente para mudar esse quadro de distribuição do acesso ao médico. (…) Mas também estamos ampliando a infraestrutura, e tudo isso está sendo feito em parceria com os municípios. Essa estrutura na qual investimos quase 13 bilhões de reais”, completou.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Marcelo Nilo lança pré-candidatura a governador da Bahia

O deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, não esperou pela definição governista em torno do nome do pré-candidato a governador  e, durante almoço oferecido em uma churrascaria de Salvador, na terça-feira (16/10) em Salvador, lançou a sua pré-candidatura a governador,  em evento para cerca de 800 pessoas entre aliados do PDT e de partidos aliados, com a presença dos presidentes nacional e estadual do partido, Carlos Lupi e Alexandre Brust, respectivamente, os secretários Nestor Duarte e Paulo Câmara, o deputado federal Felix Mendonça Júnior, além de 64 prefeitos, 38 ex-prefeitos e 25 vice-prefeitos – além de lideranças municipais, presidentes de partidos e de 41 deputados estaduais, muitos da oposição. Em sua fala, Marcelo Lembrou da importância do PDT para o sucesso da administração estadual e registrou os avanços ocorridos no Legislativo nos últimos sete anos. Aproveitou e agradeceu também aos deputados oposicionistas pela mudança de paradigma, pois “o Legislativo agora é de fato independente e autônomo”. Para Nilo, um homem público precisa ser um bom político, articulador, gestor, administrador e de sensibilidade. “A Bahia precisa agora de quem veio do interior, de quem já viu a fome e a sede e sabe o valor do trabalho para a população que mais necessita”. Ele encerrou o discurso, conclamando as lideranças políticas a se mobilizarem no estado – “eu preciso que vocês levem a nossa mensagem, dizendo aos nossos parceiros o quanto é importante o PDT se posicionar e mostrar sua força”.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mudança em data de reunião.

A reunião que estava agenda para acontecer nos último dia (03/10/2013), com os os representantes legais da Petyan, foi adiada para o próximo dia (10/10/2013). Contamos com a compressão de todos nossos associados.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Reunião com a PETYAN.

No próximo dia (03/10/2013), a direção do SINDIPAN estará reunida, mais uma vez, com os representantes legais da Empresa de Alimentos Petyan, para discutir o acordo coletivo da categoria  Nesse sentido, o que vem impossibilitando o fechamento do acordo é a indecisão da empresa acerca da PLR – Participação dos Lucros e Resultados. Nós do SINDIPAN, não abriremos mão desse direito. É inconcebível que o trabalhador não seja, também, beneficiado com o desenvolvimento econômico da empresa.